quinta-feira, 14 de março de 2013

Começando a ler quadrinhos

Alguns de vocês podem estar querendo virar um leitor de quadrinhos, mas se perguntam por onde começar, pois hoje em dia ha tantas Hq's e mangás famosos e independentes que são excelentes mas pedem uma compreensão e um certo conhecimento no material que a pessoa esta lendo, e aqui vou te indicar por onde você pode dar seus primeiros passos...




Não vou explicar a origem e tudo mais sobre os quadrinhos(pelo menos MARVEL e DC), pois essa historia é muito grande e sei que você não vão ler.... enfim se está interresado sobre a historia dos quadrinhos, ouça este programa >> AQUI << que se você não conhece é o Nerdcast e lá você vai conhecer essa historia das HQs. E quanto aos mangás eu mesmo explicarei em um outro post.

Por enquanto vou comentar e indicar apenas sobre 2 tipos de revistas em quadrinhos, a tradicional americana de super-heróis e os tradicionais mangás.

DC Comics

Bom começando pela DC Comics que já é bem conhecida entre leitores e não leitores de quadrinhos, pois é por ela que são lançadas revistas como Batman, Superman, Flash , Liga da Justiça, entre varias outras, mas no meio de tantas revistas e tantos arcos diferentes por onde começar?.
Uma revista que comprei por recomendações é Superman Terra Um. Um reboot na serie Superman onde reconta a historia de Clark Kent, mas poupa o leitor de ter que saber tudo denovo detalhe a detalhe, nesta revista Clark está com um novo visual desenhado por Shane Davis onde ele tem uma aparência mais moderna até mesmo em suas roupas de Superman.

 


Com roteiro de J. Michael Straczynski,  Superman Terra Um, faz com que o leitor novo de quadrinhos sinta-se a vontade, pois o roteirista trás textos de fácil entendimento sobre a historia e como ainda está no vol. 1 o leitor pode acompanhar toda a evolução do personagem.
Tradução: Panini
Formato: Encadernado e capa dura
Papel couché, 140 paginas
Agora procure nas bancas ou livrarias até que este blog seja patrocinado e eu possa por o link para compra aqui hsuahsuahs

---------------------------------------------------------------------------------------

MANGÁS

Antes de te recomendar algum mangá, devo dizer para quem nunca leu, que mangás tem algumas diferenças em relação as Hqs americanas. Uma delas é o modo de leitura, em que nas ocidentais lê-se começando da esquerda para a direita, tanto na ordem dos quadros como dos balões. Ex abaixo:

Outras diferenças que são muito comuns em mangás, é o estilo de desenho, pois nas ocidentais os desenhistas tentam fazer com que as aparências dos personagem e dos cenários sejam sempre a mais próxima da nossa. Já nos mangás os Mangakás "exageram" nos aspectos dos personagens e cenários em uma comparação com as ocidentais, um exemplo bem visto, é o tamanho dos olhos e estilo dos cabelos.


Mais uma diferença que você irá notar ao começar a ler mangá, é que a maioria deles possuem o seu grande arco na historia que vai se dividindo em outros pequenos, mas que sempre estão interligados, isso que dizer para começar e ler um mangá você ira ter que procurar a edição nº 1, pois são poucos mangás que ao mudar seu arco irá ter um subtitulo, (Exemplo de uma americana, Os vingadores e Os vingadores: Guerra civil).

Mangás tem diversos gêneros para se ler e em breve farei um post explicando este universo. Agora vamos a indicação.
Um excelente mangá para quem quer começar nesse gênero de quadrinhos é Bakuman, pois ele tem um historia simples, curta e de fácil entendimento.

 Dos autores Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, Bakuman começa com a historia de dois estudantes do Japão, Mashiro e Takagi , que tem como sonho fazer um mangá que seja famoso e que se torne um anime.
No começo Mashiro não gosta muito da ideia, devido ao falecimento de seu tio e o grande culpado é o seria seu empenho em ter outro mangá de sucesso mas nunca mais conseguiu. Mas uma promessa que foi feita entre Mashiro e seu grande amor Azuki Miho, faz com que eles se empenhem ao máximo para poderem realizar seus sonhos.

Este mangá é uma boa recomendação, porque ao longo da historia você vai se acostumando com esse gênero mangá, ele vai mostrando todo o caminho que deve ser feito para ser um mangaká, desde a construção do mangá, esboços, roteiro, até a apresentação para um editor de uma revista.
Neste mangá há varias explicações de como um mangá é feito, podendo ver até mesmo os Storyboards feito pelo próprio desenhista do mangá.
Editora: JBC
Formato: 13,5 x 20,5 cm. cerca de 208 páginas
Preço: 11,90
Numero de Edições: 20 Volumes
Classificação: Livre


Vou ficar devendo da MARVEL pois dela ainda estou começando também...
Comentem suas recomendações também para que outras pessoas possam aproveita-las e até a proxima. /o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário