sexta-feira, 29 de março de 2013

J.N. FORA DA PAGINA - EVENTOS OTAKUS NO BRASIL part.1

Com certeza já ouviram falar dos tradicionais eventos de anime né...Já foi a algum?! Se não, eu vou dizer oque eles são, oque acontecem por lá e tudo oque você deve saber para ter mais vontade ainda de ir...E também em breve uma cobertura em vídeo para vocês do maior evento otaku do Brasil...Aguardem.





Eventos ou convenções de animes são os termos mais usados para definir um grande encontro de pessoas que tenham apreço por grande parte da cultura oriental, não só a japonesa.
O seu foco principal está nos mangás e animes, tendo mais um fim comercial, mas eles se tornam uma grande diversão para o publico que atinge não só as crianças mas também um grande numero de adultos, e é muito comum diversas pessoas fazerem caravanas para ir a esses eventos, viajando diversas horas para ter um dia inteiro respirando a mangás e animes kkkk -eu por exemplo viajo em torno de 4 a 5 horas para ir a alguns eventos.
Há vários tipos e formatos de eventos em todo o pais, acontecem nas pequenas cidades do interior até as grandes capitais. Hoje em dia não são muitas as que se destacam por ai, mas vou mostrar o exemplo de 3 grandes eventos que acontecem na cidade de São Paulo, são eles Anime Friends, Ressaca Friends e Anime Dreams. Mas antes vamos aprender como funciona os eventos em geral....



Há grande maioria dos eventos oficiais são realizados em grandes locais, pois eles podem chegar há receber um publico de até 10 mil pessoas ou mais e eles acontecem em dois dias ou dois finais de semana. Nos eventos muitas atrações estão disponíveis para todos que vão, assim como shows, estandes, painéis, campeonatos, entre muitas outras.
Em vários anos de grandes eventos, tivemos grandes nomes da musica japonesa, como Nobuo Yamada, Takayoshi Tanimoto e mais uma lista e músicos com suas vozes em aberturas de animes e tokusatsu's.


É bastante comum também nos eventos, grandes campeonatos de jogos, onde os competidores irão ganhar prêmios, e outros vagas para outras competições que chegam a nível nacional, mas também há os jogos for fan ou seja apenas desafie seu amigo para uma luta em um Street Fighter ou a um campo de batalha em um Call of Duty e divirtam-se.


É claro que em um evento de Anime e Mangá não podem faltar os cosplays, que são pessoas que se vestem como um personagem que gosta seja de um anime, mangá, jogos ou vocaloids. Muitos cosplayers investem muita grana para poderem representar bem o seu personagem, compram acessórios, fazem ou mandam fazer suas roupas, armas, tudo para deixar seu cosplay o mais autentico possível, mesmo que não vá participar do concurso.
Mas apenas se vestir nem sempre basta, alguns estudam o máximo do personagem para que seja bem fiel ao verdadeiro.

O concurso de cosplay também é realizado nesses eventos, com premiações em dinheiro e/ou vagas para outros campeonatos nacionais, e no caso do Yamato Cosplay Cup, que acontece no Anime Friends, os vencedores vão representar seu pais no concurso mundial no Japão, com passagem e hospedagem por conta do patrocinador. Há varias categorias para os campeonatos, desde fidelidade na roupa até boa representação, tendo que fazer uma apresentação com uma dupla ou sozinho.


Sobre os estandes não tem muito oque se falar, apenas aconselhar, "Leve muita grana ou um cartão de crédito" kkkk e compre compre compre $$$.

O melhor de tudo isso é sempre o social, conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, e conhecer o trabalho de outras pessoas, todos estão ali por interesse nessa cultura que vem aumentando cada vez mais em nosso pais , então vá, leve os amigos e como sempre digo divirta-se.

Há ainda muito oque se falar mas esperem para ver a cobertura em vídeo que o Joystick e Nanquim irá fazer no próximo Anime Friends.
O post ficou meio grande então ficará em 2 partes e na próxima vou falar sobre os AF, RF e AD.



Duvidas, correções ou sugestões deixe seu comentário ^^ e até a próxima /o/
twitter: @dhanilol
Curta ai talvez você goste: Otaku Gamer

Nenhum comentário:

Postar um comentário